sábado, 7 de agosto de 2010

Redação escolar: o valor da diferença

Há tantos tipos de risos, de olhares, de vestimenta, de se expressar. Tantos gostos e preferências, tantas personalidades e muitas músicas. Cada um com seu jeitinho: têm sorrisos mais abertos que mostram os 32 dentes e demonstram o quão feliz e idiota você é; mas também têm sorrisos tímidos sem um canino à mostra.

Têm olhares sedutores, atrevidos e ousados, que conseguem tudo o que querem. Outros mais mortos que não dizem nada além de "Olá" ou tão mortos a ponto de expressar melancolia.

Existem vestimentas como existem modos de se despir: combinações de cores inusitadas, terno e gravata pretos com camisa branca, roupas caras da Channel e roupas de brechó. Pessoas que não ligam pra roupas, nudistas, e os que valorizam tanto que chega a ser um vício.

Diversas maneiras de se expressar: por palavras, por atos, pequenos gestos... Alguns dançam, pintam, gritam principalmente; Ainda há os que simplesmente não conseguem, de maneira alguma.

Samba. MPB. Pagode. Funk. Hip Hop. Pop. Indie. Rock. Axé. Rebolation é bom, bom. Verão. Inverno. Primavera. Outono. Claro. Escuro. Alto. Baixo. Tem gente que gosta de Carnaval, e tem gente que gosta de ficar em casa.

Há tantos formatos: de arquivos, geométricos. Tantas plantas e flores, vários sabores, bichos, cores, sentimentos e pessoas. Desiguais palavras para um significado. Sinônimos.

Todos à sua maneira; Imagine se tudo fosse uma massa cinzenta? Ninguém saberia dizer se um é um, e dois é dois. As distinções têm alto valor, pois sem elas o mundo seria monótono e cansativo.

3 comentários: